Treinador Rodrigo Cunha chama atenção para a importância do desenvolvimento tático e fundamentos com atletas

Eduardo Pires Comunicação - Produção de Conteúdo Esportivo - CLIQUE AQUI E CONHEÇA

Porto Alegre (RS) - Para o treinador Rodrigo Cunha, tanto no futebol profissional como em categorias de base, é muito importante estimular o desenvolvimento de competências táticas, além dos fundamentos e comunicacionais e técnicas, orientando o jogadores de forma prática a se relacionar com as suas próprias necessidades e com as dos outros atletas. Assim, segundo o treinador Rodrigo Cunha, o  técnico de futebol tem uma importante função na formação de atletas. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS DO TREINADOR RODRIGO CUNHA

Cabe ao treinador fazer as correções

De acordo com o treinador Rodrigo Cunha, além disso, o técnico de futebol também colabora para disciplina tática das crianças e jovens da atualidade. "Isso, porque, as novas gerações são hiperconectadas e acabam deixando de lado os fundamentos básicos. Como chute de longa distancia, cobrança de escanteios e de faltas. Isso prejudicaria o jovem atleta profissional. Cabe o treinador corrigir isso tanto na base como no profissional", avalia Rodrigo Cunha.

Aprendizagem do jogo

Nesse cenário, destaca o treinador Rodrigo Cunha, a aprendizagem do jogo deve ser direcionada de forma a compreender os princípios da lógica da elaboração de raciocínios que levem à gestão e regras de ação (ações táticas intencionais) diante da situação apresentada. "Logo, o motivo de fazer, chamada de tática, será determinante para o modo de fazer, compreendendo a técnica. E, assim, o atleta  aprende o esporte na prática", completa o treinador Rodrigo Cunha.