Outono 2021, seja muito bem-vindo!

Eduardo Pires Comunicação - Produção de Conteúdo Esportivo - CLIQUE AQUI

O outono (do latim autumnus) é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. Nas regiões de clima temperado ou subtropical é caraterizado por queda gradativa na temperatura e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem das estações (exceto nas regiões próximas à Linha do equador). O outono do hemisfério norte é chamado de "outono boreal" e o do hemisfério sul é chamado de "outono austral".

O começo do outono, assim como o começo da primavera, é marcado pelo exato instante que os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador. Isso resulta em dias e noites com duração iguais, fenômeno que é chamado de equinócio e ocorre duas vezes por ano.

O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Norte é outono, no Sul é primavera. O outono do Hemisfério Sul inicia em 20 de março e termina em 20 de junho. A estação é típica de países (e regiões) mais afastados da Linha do Equador, situados abaixo do Trópico de Capricórnio, portanto, onde suas características, como a queda de temperatura, são mais perceptíveis.


Fonte: Wikepédia